03
mar

Como puxar 220V do padrão? Como mudar a rede elétrica de 110 para 220 volts

Quase todo mundo já passou pela experiência de estragar algum aparelho eletrônico por ligar na tomada com voltagem errada. E sempre que isso acontece, provavelmente, o primeiro pensamento é se perguntar o real motivo para termos duas opções de tomadas disponíveis. Não seria mais fácil se tivermos apenas um único padrão?

Como mudar a rede elétrica de 110 para 220 volts

O motivo pelo qual temos duas voltagens disponíveis no Brasil tem a ver com a nossa história. No início, não tínhamos empresas nacionais e nos baseamos nos padrões que vinham de fora, no caso dos Estados Unidos, a voltagem utilizada era de 110 volts, já as empresas europeias, usavam 220 volts. Justamente por isso, hoje, usamos as duas nas nossas instalações. Mas é possível reverter de uma para outra sempre que necessário.

Antes da troca, lembre-se que o consumo de energia é o mesmo, assim como o desempenho e o grau de segurança, ou seja, não importa qual você escolha, a conta de luz, o funcionamento dos aparelhos e a segurança, serão iguais.

Troca de voltagem

Abaixo, segue uma lista de etapas para a troca da voltagem de 110V para 220V e vice-versa. Lembre-se que para realizar este procedimento com garantia, é necessário a presença de um profissional especializado e materiais de qualidade.

  • Use o multímetro e confirme a voltagem da tomada
  • Desligue o disjuntor! Este passo é importante, pois é arriscado mexer em tomadas com a corrente funcionando normalmente
  • Após confirmar que o disjuntor está desligado, desmonte a tomada.
  • Após desmontar a tomada, use o multímetro para verificar quais fios possuem fase e qual é o neutro. Para isso, será necessário religar o disjuntor, porém, sempre com muito cuidado. Após as medições, você pode usar fitas isolantes de cores diferentes para identificar os fios.
  • Você deverá encontrar 3 fios: 2 ligados na tomada e 1 solto. Nas ligações de 220V, serão 2 fios, 1 de 110V cada e um sem fase nenhuma, que chamamos de neutro.
  • Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total.
  • Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.
  • Agora que você já identificou os fios, as voltagens e desligou o disjuntor novamente, basta conectar os que irão somar a potência desejada para aquele ponto e remontar a tomada.
Padrões Elétricos em Três Lagoas – ELETRODU